segunda-feira, 14 de março de 2011

Cantores andróginos

    Quem não já viu ou ouviu falar de cantores como Boy George, David Bowie e Marilyn Manson? Eles são conhecidos pela sua música, claro, mas principalmente por sua extravagância no modo de se vestir, muitas vezes sendo taxados de homossexuais. Mas isso não pode ser afirmado em relação a todos os artistas, pois isso não é homossexualismo. É androginia.
    O andrógino, no seu significado original, é aquele(a) que tem características físicas e/ou comportamentais de ambos os sexos, mas no sentido artístico está mais para uma maneira de agir em frente às câmeras ou no palco para causar impacto e impressionar o público. Mas também não quer dizer que todos os cantores andróginos só agem desse jeito pela fama.
Poderiam ser citados muitos artistas como exemplos da androginia artística, mas só foram escolhidos os 10 mais famosos (ou extravagantes):

Alice Cooper

    Ficou conhecido como Tia Alice pelo seu estranho visual e se tornou um dos maiores ícones do rock teatral nos anos 70.

Prince

    Atualmente ele tem dados declarações homofóbicas, mas era um dos maiores ícones andróginos do cenário artístico e musical dos anos 80.

Brian Molko

    O líder do Placebo chama seu visual de Manorexic (algo como "homem anoréxico"). Muitas vezes é confundido com uma mulher pelo modo como se apresenta na mídia.

JD Samson

    Não se engane pelo bigode. Acredite, é uma mulher! Não usa roupas espalhafatosas como os outros artistas, mas mesmo assim é diferente. E como!

Anthony Hegart

    O líder da banda Anthony and The Jonhsons é um dos maiores representantes da androginia ns anos 2000.

New York Dolls

    Foi uma banda de extrema importância na concepção do "glam rock" (rock glamuroso).

Marilyn Manson

    Um dos nomes mais fortes do estilo nos anos 90. Seu auge andrógino pode ser visto na capa do álbum  Mechanical Animals.

Boy George

    Desde a época em que cantava na banda Culture Club era reconhcido pelas suas roupas femininas. O nome da banda caiu no esquecimento, mas ele ainda é uma das "figurinhas carimbadas" dos anos 80.

David Bowie

     Provavelmente foi pai e mãe de todos os artistas presentes nessa lista. The Rise and Fall of Ziggy Stardust deu aos outros representantes de nossa lista tudo o que eles precisavam para se tornarem ícones da androginia.

Bill Kaulitz
    O vocal do Tokio Hotel é um dos principais representantes da nova geração do rock andrógino. O que mais chama atenção em seu estilo é o cabelo, de dar inveja a qualquer cantor andrógino.

    Para finalizar, é bom ressaltar que não necessariamente por serem andróginos esses artistas são homossexuais, já que o próprio cantor do Tokio Hotel declarou que é heterossexual. O importante no mundo da música não é saber como é a pessoa, se ela é bonita ou feia, se ela se veste normal ou não, se tem uma opção sexual diferente da sua. Pois a beleza da música é que ela engloba todo tipo de gente, tanto os artistas quanto o público. Já que vivemos em uma sociedade que prega que todos somos iguais perante a lei, porque deveríamos ter preconceito com alguém que se sente melhor agindo de um modo diferente?

JL

5 comentários:

  1. gostode rock mas sou vovó e dai curti elvis Presley Beatles, rollisstone, queen, jon bom jovi adoro, ut, gosto muito de rock chau vou nanar um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei que foi enviado, sou vovó, mas gosto de me comunicar, para isso não tem idade não e mesmo, mais beijos tenho um neto que gosta de bateria chama-se vitor vitinho atualmente e o meu amor,ja amei tarcisio meira, atualmente estou ainda apaixonada pelo meu marido chau

      Excluir
  2. Gostaria de só corrigir algumas coisas, como ''opção sexual'', e a parte em que você disse que JD samson é Mulher, não é opção,seria muito melhor se você tivesse escrito que JD samson nasceu na condição de sexo feminino, e é trans homem, ele é homem, é a identidade dele, mas assim não que você devesse sabe disso, ninguém nasce sabendo é só umas correções, e muitos deles não são andróginos, apenas possuem epressões andróginicas, pois o g~enero de alguns aí é cisgênero, e outros trans não-binários... De resto muito bom a escola os artistas para um representação menos masculina e imposta daquilo que conhecemos como papeis de gênero, padrão e etc. Gostaria de citar outros como, Grace Jones, Annie Lennox, RuPaul, Jaloo etc.

    ResponderExcluir