sexta-feira, 23 de março de 2012

A música em décadas: anos 50

     Olá, pessoal, aqui estou eu novamente fazendo mais uma postagem para vocês. Há alguns meses fiz um post sobre a música na atualidade e disse que faria posts sobre as outras décadas. Bem, então vamos começar dos anos 50, para a partir daí tomarmos uma base da ascensão e do declínio da música.

 
Anos 50

     A música não começou nos anos 50, claro, ela é muito mais antiga que isso. Mas foi a partir dessa década que tivemos o aparecimento de estilos que mudariam para sempre o rumo da música e de artistas e bandas que fariam história e ficariam marcados para sempre na história da música mundial.

No Brasil

      Na década de 50 tivemos o início de um movimento musical que seria mais tarde reconhecido mundialmente, que era a bossa nova, um tipo de mistura de samba e jazz. Nesse estilo, surgem vários artistas como João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Morais. Nessa década foi composta e lançada a música Garota de Ipanema, que veio mais tarde se tornar, juntamente com Aquarela do Brasil, a canção brasileira mais conhecida em todo o mundo, tendo várias regravações por artistas internacionais de renome, como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Stan Getz, entre outros.



O primeiro "time" da Bossa Nova: Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal e Carlos Lyra

No mundo

     O país que mais se destacou na música na década de 50 sem sombra de dúvida foi os Estados Unidos. Após o fim vitorioso da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos estava em plena ascensão financeira e artística. O jazz, o blues, o country, o rhytm and blues e o folk estavam em alta no início daquela década. Mas nos subúrbios dos Estados Unidos começava um movimento musical que misturava tais estilos com influência ainda da música clássica, formando assim o que mais tarde seria denominado rock n' roll, denominação creditada a Alan Freed, discotecário que tocava essa mistura de estilos para animar uma platéia multi-racial.

Alan Freed, responsável pela denominação "rock n' roll"

     Nessa época destacavam-se nesse estilo músicos como Chuck Berry, Little Richard, Bill Halley, Bo Diddley, Fats Domino, Buddy Holly, Johnny Cash, entre outros. Chuck Berry é considerado o pai do rock e na época Little Richard era considerado o rei, até que surgiu um artista que retirou Richard de seu posto e assumiu esse cargo. Seu nome era Elvis Presley, que é até hoje conhecido como rei do rock. Ficou conhecido mundialmente após apresentações na televisão, onde diziam que sua dança era um apelo sexual, fato o qual lhe garantiu o apelido de "Elvis The Pelvis".



Principas bandas e artista do rock na déceda de 50, entre eles Elvis Presley, Little Richard, Chuck Berry, Bill Halley e outros

     Graças ao rock, nos anos 50 houve o crescimento da popularidade da guitarra elétrica e grandes avanços na tecologia de gravação. Nos anos 50 tivemos também o início do movimento pop, que surgiu graças aos avanços tecnológicos da época e com o fim de obtenção de lucro através da música. Na época era constantemente ligado diretamente ao rock, mas com o passar do anos tornou-se uma denominação opositória ao estilo. Nessa época, alguns dos grandes representantes do pop eram Peggy Lee, Frank Sinatra, Bing Crosby, Bobby Darin e Dean Martin.

Frank Sinatra
Bing Crosby

     Houveram alguns acontecimentos muito importantes na época, como o The Million Dollar Quartet, disco que Elvis Presley, Carl Perkins, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis gravaram juntos na Sun Records de Memphis, Tennessee. Também houve o acontecimento do dia 3 de fevereiro de 1959, conhecido como "o dia em que a música morreu", quando Buddy Holly, Ritchie Valens e J. P. Richardson, talvez os maiores nomes da música na época, morrem num acidente aéreo. Outro importante fato foi o surgimento dos grupos Doo Wop, que seriam a base das boys e girls bands atuais, onde os integrantes eram todos do mesmo sexo e usavam somente a voz e do tecladista e cantor Ray Charles, que na década seguinte será um dos pioneiros no movimento pop da época.

Capa do álbum "The Million Dollar Quartet", que reunia quatro dos maiores nomes da música da época 

 
O dia em que a música morreu - três dos maiores artistas da época morrem num acidente aéreo
Ray Charles, revelação da época que mais tarde se tornará um dos maiores artistas da história

No próximo post da série abordaremos a década de 60. Até o próximo post!

JL

27 comentários:

  1. muitoooooooooooooo xatooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post.
    Realmente os anos 50 foi a década em que a musica mais se popularizou, claro graças ao sistema de comunicação em massa. Foi um estouro que influenciou grandes artistas posteriormente e continua influenciando até o dia de hoje
    Continuem postanto sobre o assunto

    ResponderExcluir
  3. UMA MERDA QUE LIXO DE COCO VAI SE FUDE SEU MONTE DE BOSTA DE CAMELO

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. muitoooo boom.. gosteiii bastante.. isso vai me ajudar muito.obg

    ResponderExcluir
  6. MELHOR POST QUE FALA SOBRE A MUSICA NO ANOS 50, E TEM GENTE FALANDO MERDA ¬¬

    ResponderExcluir
  7. tem gente que parece que tem 5 anos !? vem em um post desse e tem coragem de falar que é merda, tudo o que ouvimos hoje tem alguma relaçao com essa historia.
    muito bom o artigo! queria as fontes se possivel, e fazer uma observação : acho que garota de ipanema é da decada de 60, da uma conferida ai, pq posso estar errado !

    ResponderExcluir
  8. Que postagem incrível! Obrigado pelas informações. Sou músico, mas tenho 40 anos, não tive oportunidade de conhecer essas obras. Só depois de mais velho.

    ResponderExcluir
  9. Que postagem incrível! Obrigado pelas informações. Sou músico, mas tenho 40 anos, não tive oportunidade de conhecer essas obras. Só depois de mais velho.

    ResponderExcluir
  10. é verdade, acho que se tem gente que acha merda, é só clicar em outra coisa ou abrir outra pagina, o controle esta com vocês, é o melhor a fazer...aprender a controlar a vida e as coisas que gostam...realmente acho ridículo o cara lê e ainda falar que é uma merda sem embasamento de nada...sem ter uma crítica construtiva ou que confronta com dados...não achei perfeito, mas achei muito bom levantamento, mas como estou precisando levantar dados mais de música brasileira, passei aqui e vi que tem gente ridícula na net, enchendo o saco de gente a fim de mostrar a importância das coisas...Parabéns pelo Trabalho!

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou muito no meu trabalho, valeu!

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Sou de Portugal e gostaria de saber se pode ajudar a obter uma informação sobre uma canção do Waldir Calmon de 1959 " FEITO PARA DANÇAR Nº 12 " .
    Abraço forte Carlos Botelho carlosmonty_bot@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Sou de Portugal e gostaria de saber se pode ajudar a obter uma informação sobre uma canção do Waldir Calmon de 1959 " FEITO PARA DANÇAR Nº 12 " .
    Abraço forte Carlos Botelho carlosmonty_bot@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Excelente trabalho. Parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir
  15. Amei! Sou uma incurável amante de música <3

    ResponderExcluir
  16. No topico "No Brasil". Seria vinícius de morais ou moraes.

    ResponderExcluir
  17. Me ajudou mt a fazer meu trabalho de historia vlw!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Naruto pode ser um pouco duro as vezes, talvez você não saiba disso, mas o Naruto também cresceu sem pai. Na verdade ele nunca conheceu nenhum de seus pais, e nunca teve nenhum amigo em nossa aldeia. Mesmo assim eu nunca vi ele chorar, ficar zangado ou se dar por vencido, el

      Excluir
  18. Amei, me auxiliou muito com um trabalho importantíssimo S2

    ResponderExcluir