quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vossa Excelência, a cara-de-pau brasileira

     Faz um bom tempo que eu não posto nada no blog, então acho que já estava em tempo de voltar à ativa. E por que não voltar fazendo um post em homenagem às pessoas que estão no topo da política democrática brasileira, tais pessoas que foram escolhidas pelo povo e que agora estão causando grandes mudanças na vida dos brasileiros de formas variadas? São eles os nossos grandes amigos, os políticos.

     Talvez estejamos exagerando quando falamos tão mal deles, afinal, quem foi que os colocou no lugar onde estão hoje? Parece um texto em defesa de tais pessoas, mas pelo contrário, gostaria de aqui fazer uma crítica não só aos políticos, mas à sociedade em geral. Mas é claro, o foco maior das críticas negativas é para os polítcos.

     Parece que quando falamos sobre política e governo, tudo que nos vem a mente é corrupção, roubalheira, gasto de dinheiro público e prejudicação das classes mais pobres da sociedade brasileira. Bem, na verdade, é quase isso. Existem algumas situações em que a população não sai prejudicada, mas é relativo. É verdade, existem políticos honestos e preocupados com a nação, mas esses são minoria, que ao se infiltrarem no meio político, acabam sendo corrompidos e se tornam tão "exemplares" quanto os outros. Na verdade, os verdadeiros políticos honestos, se realmente o são, não são eleitos e não estão no governo.

     E depois vemos na televisão, nos jornais, na internet, várias notícias de casos de corrupção em setores variados do governo e fica sempre a pergunta no ar: Cadê a punição da justiça? Bem... na verdade a pergunta devia ser: Existe justiça? Porque quantos casos já vimos que acabou por isso mesmo, o acusado pintou e bordou com o dinheiro público e saiu impune, sem ser preso ou punido? Se pensarmos um pouco, a justiça brasileira é uma parte do governo, e consequentemente, está diretamente ligada com a política e a corrupção que nela reina. Ou seja, não existe setor do governo limpo da sujeira moral e ética.

     Mas será que nós temos realmente a conduta perfeita para poder falar do mal exemplo que são os políticos brasileiros? Em primeiro lugar, somos NÓS que os colocamos no poder e demos esse direito a eles, agora eles estão estragando nossas vidas como cidadãos simplesmente porque nós permitimos. Depois, quem sabe se eles na verdade não são somente um reflexo da sociedade em que vivemos? Se nós desde pequenos aprendemos o "jeitinho brasileiro", aprendemos a tirar vantagem de toda e qualquer situação e pessoa, o simples fato de furarmos fila e não devolver um troco que veio errado, tudo isso está ajudando na formação de uma sociedade torta, com bases frágeis, sem escrúpulos e sem valores morais dignos. Isso só confirma que a política é nada mais do que o reflexo da sociedade brasileira no poder através dos representantes do povo.

     E também somos um povo passivo, sem movimentação, sem ideais reais de o que é uma sociedade justa. Se queremos tanto mudar a situação do país, porque estamos parados, esperando um milagre? Deveríamos nos movimentar, nos unir, fazer como fazem nas grandes nações, sair às ruas, protestar, lutar contra toda e qualquer repressão como um dia já fizemos. Não devemos deixar que esse espírito de luta e liberdade morra como os que lutaram na ditadura pela liberdade de expressão morreram, e também não queremos que as suas mortes tenham sido em vão. Então, protestar através de músicas, programas, internet, é uma coisa muito satisfatória de se ver, mas isso só não basta. Se quisermos mudar o que somos hoje, devemos ensinar novos valores, mudar as gerações que estão por vir, provar que somos fortes e lutar por nossos direitos, para enfim podemos ter o orgulho de dizer "Eu sou brasileiro".

    E agora eu gostaria de dedicar duas músicas, a primeira aos nossos políticos exemplares que estão agora no governo, e a segunda não só aos políticos corruptos, mas a todos aqueles que contribuem com sua eleição e que ensinam os futuros cidadãos a serem iguais aos políticos que tanto criticamos.




P.S.: Estamos nos aproximando da época de eleições municipais e coincidentemente propostas de governo feitas há 4 anos estão sendo realizadas. Seria somente mais um coincidência nesse mundo cruel?

JL

Um comentário:

  1. Adorei o post JL. Depois a gente ver novas ideias... Hj tava sem creditos, vou ver se eu coloco amanhã :'(

    ResponderExcluir