sábado, 7 de janeiro de 2012

A música em décadas: atualidade

     Há uma semana fiz uma enquete sobre a opinião dos leitores do blog a respeito de qual seria a melhor década na música mundial. A década vencedora da tal enquete foi a década atual. Bom, então vamos ao post.



Atualmente

     A partir de 2010, entramos em uma nova era musical, onde novos artistas surgem e novos ídolos são formados, velhas bandas retornam e voltam ao topo, e vemos uma grande diversidade musical e um grande domínio da música pop no cenário musical.

No Brasil

     Um dos estilos que vem ganhando grande espaço no cenário musical brasileiro é o chamado rock gay happy rock, que se caracteriza por ser muito boiola, infantil e ridículo, além de letras melosas e músicas idiotas seu som leve, suas músicas de letras românticas e o visual das bandas excessivamente colorido (ou seja, gay). Obviamente criado com um objetivo comercial (afinal, que roqueiro real faria isso porque adora andar por aí de calça apertada e multi-colorido?), é um ritmo bastante controverso, já que é muito criticado por críticos e intelectuais da música, mas faz muito sucesso entre criancinhas retardadas as adolescentes.
     Os principais representantes do estilo são as bandas Gaystart Restart, Cine e outras porra aí nessa merda entre outras bandas. Agora tais bandas estão modificando seus estilos, deixando a cor mais de lado e fazendo um som mais "pesado" (mais pesado porra nenhuma, continua a mesma merda!).

Como minha vida era mais feliz quando Restart era somente nome de botão de videogame...

    Tivemos também um grande crescimento da popularidade do funk carioca, devido a sua letras pornográficas e seu ritmo movimentado, e do sertanejo universitário, principalmente dos cantores solo, como Luan Santanna, Gustavo Lima e Michel Teló. Este último fez muito sucesso nos últimos mesese graças à música "Ai Se Eu Te Pego", que agora também está fazendo sucesso pelo mundo (o mundo nos manda lixo, nós também pagamos na mesma moeda XD).
     Mas pra salvar a década, ao menos tivemos o Rock In Rio IV. Depois de 10 anos, o bom filho à casa torna, trazendo grandes atrações como Metallica, Mötorhead, Coldplay, Slipknot, Stevie Wonder, Guns N' Roses, System Of A Down, entre outros, apesar de algumas presenças meio sem sentido, como Cláudia Leitte e Ivete Sangalo (já que é ROCK In Rio, né?). Se quiser saber mais, veja os posts sobre a primeira e última semana do Rock In Rio.


     Além do Rock In Rio, tivemos também duas edições do Festival de Música e Sustentabilidade SWU, que contava com reuniões e palestras sobre o futuro do mundo e as soluções sustentáveis para os problemas existentes e constantes, além de muita música boa. Tivemos atrações como Kings Of Leon, Linkin Park, Avenged Sevenfold, Rage Against The Machine, The Mars Volta, Queens Of Stone Age, entre outras na primeira edição (2010) e Alice In Chains, Megadeth, Faith No More, Lynyrd Skynyrd, Duran Duran, Black Eyed Peas, entre outras na segunda edição (2011). E também teremos esse ano grandes eventos, como o Lollapalooza, que é um dos maiores festivais de rock dos EUA, que acontecerá em São Paulo no mês de abril e o Metal Open Air, um festival que reunirá grandes nomes do metal nacional e internacional, no Maranhão no mês de março.



No Mundo

     A música na década atual no mundo foi marcada por grandes eventos, grandes retornos, polêmicas, revelações, novos talentos e muito mais. Tivemos como principal estilo musical da década a música pop, que está em crescente popularidade (como sempre), tendo como representantes do gênero fortes nomes, como Lady Gaga, Justin Bieber, Katy Perry, Rihanna, Adele... As grandes surpresas dos últimos dois anos foram artistas como Adele, cantora pop de voz incomparável, que talvez seja a primeira artista da década a surpreender a mídia e conquistar fama mundial por sua voz e não por sua aparência, com sucessos como "Someone Like You" e "Rolling In The Deep". Também tivemos Bruno Mars, que surgiu e logo estourou com a música "Billionaire" e logo foi lançado vários hits, como "Just The Way You Are", "Talking To The Moon" e "The Lazy Song".

   
     Tivemos também notícias muito importantes para o mundo da música. Scorpions, The White Stripes, R.E.M. e Phil Collins anunciam o fim de suas carreiras musicais, e grandes bandas anunciam sua volta com a formação clássica, como Black Sabbath e Culture Club, e outras bandas voltam de um tempo de hiato, como Soundgarden e System Of A Down. Teremos também uma reunião dos membros da formação clássica do Guns N' Roses para uma apresentação no Hall Of The Fame. Ricky Martin revela que é homossexual. Tivemos perdas, como a morte de Paul Gray (baixista do Slipknot) em 24 de março de 2010 e Amy Winehouse em 23 de julho de 2011. Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, é diagnosticado com câncer no dia 9 de janeiro de 2012. E surgem rumores de retorno de bandas como Rolling Stones e Beach Boys.


Black Sabbath e Culture Club anunciam o retorno das bandas

Morrem Amy Winehouse e Paul Gray

Ricky Martin assume que é gay e Tony Iommi é diagnosticado com câncer


R.E.M. e Scorpions anunciam o fim das bandas

System Of A Down e Soundgarden anunciam fim do hiato e volta à atividade

     Em breve farei novos posts sobre as outras décadas na música.

JL

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. origado JL, por postar sobre a década atual, reuni todos meus amigos e inimigos (mentira, só foi eu) pra votar na década atual

      Excluir
  2. Nunca tinha notado q o Reset usava calça apertado. Que gay. Até o antigo postador (YD) era (e ainda é) menos gay

    ResponderExcluir