sábado, 18 de junho de 2011

Quem copia quem?

     Depois de tanto tempo sem postar nada (nada mesmo), faço um post que representa uma revolta minha em relação à música brasileira, mais especificamente à da região Nordeste, mas não quero parecer preconceituoso com a música da região. Somente me envergonha e me revolta o fato de que grande parte das músicas brasileiras são na verdade plágios descarados. Quem nunca ouviu uma pessoa dizer (ou quem nunca disse) ao escutar uma música de rock americana assim: "Olha, copiaram aquela música daquela banda de forró!"? Na verdade é o contrário. Bandas brasileiras constantemente fazem plágios de músicas internacionais (principalmente rock), geralmente estragando a música original.

     Isso não começou a pouco tempo não, já fazem décadas que isso acontece. Alguns exemplos famosos. Quem nunca ouviu a música "Lambada (Chorando Se Foi)" cantada por Kaoma (ou Márcia Ferreira)? Na verdade a música é uma versão da música "Llorando Se Fue" da banda boliviana Los Kjarkas.

Chorando Se Foi - Kaoma


Llorando Se Fue - Los Kjarkas
     Outro caso é o da música "Ela Não Está Aqui", um dos primeiros sucessos do grupo KLB, que na verdade é uma versão da música "I'd Love To You Want Me" de Lobo.

Ela Não Está Aqui - KLB


I'd Love To You Want Me - Lobo
     Mas parece que hoje em dia a situação piorou. Agora toda banda de forró tem pelo menos uma ou duas músicas que é um plágio de músicas de rock estrangeiras, e muitas dela de bandas renomadas como Scorpions, Guns N' Roses, Evanescence, etc. Mas tem algumas músicas em especial que me deixaram completamente puto da vida revoltado. Aqui estão elas e suas versões originais:

Eu Me Apaixonei - Calcinha Preta


November Rain - Guns N' Roses
Meu Anjo Azul - Cleiton & Camargo


Still Loving You - Scorpions
Louca Por Ti - Calcinha Preta


 Dust In The Wind - Kansas

     Além dessas existem muitas outras, tão ruins quanto essas ou piores. Existem versões de músicas como "When The Smoke Is Going Down", "Under The Same Sun", "Here In My Heart", "Send Me An Angel" e "Are You The One" de Scorpions, "Alone" e "About Love" de Heart, "It Must Have Been Love", "Anyone" e "Milk And Toast And Honey" de Roxette, e várias outras músicas maravilhosas de bandas fantásticas. Mas infelizmente vivemos num país onde a cultura incentiva a falta de criatividade e o estrago de obras-primas, pois o pior não é o plágio da música ser feito (e ainda um plágio ruim), mas a aceitação do público, que muitas vezes tem a burrice audácia de dizer que quem copiou foram os artistas originais. Mas fazer o quê? Não dá pra mudar isso. Roubar coisas dos outros parece estar no sangue do povo brasileiro.

JL.

2 comentários:

  1. Penso a mesma coisa. Me da vontade de praticar tudo que eu aprendi vendo filmes de terror com esses animais. Se não sabem fazer musica direito, VAI FAZER OUTRA COISA!!!

    ResponderExcluir
  2. mas ñ soh musicas de rock viu, tbm ha musicas de hip hop e pop sendo reproduzidas, e ñ plagiadas como vc disse

    ResponderExcluir