Depois de 4 dias de shows empolgantes, surpreendentes e criticados, o Rock In Rio chegou ao fim com uma certa sensação de satisfação a alguns e de decepção para outros, e assim como a primeira semana, a segunda semana de Rock In Rio foi bem variada e animada.
4° Dia
O dia de retorno à atividade do festival foi cheio de surpresas, shows inesperados e críticas tanto boas quanto ruins. No Palco Sunset tivemos apresentações de Marcelo Jeneci + Curumin, Afrika Bambaataa + Paula Lima + Boss AC, Joss Stone e Baile Do Simonal + Diogo Nogueira + Davi Moraes, com destaques para as apresentações de Baile Do Simonal, Diogo Nogueira e Davi Moraes e da linda Joss Stone, que deveria na verdade ter se apresentado no Palco Mundo na opinião de muita gente. Veja abaixo trechos das apresentações:
No Palco Mundo tivemos uma série de shows emocionantes e incríveis. Para abrir as apresentações, tivemos um concerto sinfônico com Legião Urbana e a Orquestra Sinfônica Brasileira, que fizeram um show emocionante e com vários convidados especiais, como Dinho Ouro Preto, Rogério Flausino e Pitty, e, a exemplo do show do Red Hot Chili Peppers, os artistas usaram no fim do show a camisa de Rafael Mascarenhas (filho de Cissa Guimarães morto num acidente de trânsito). Veja no vídeo abaixo:
Em seguida, tivemos o show de Janelle Monáe, que veio como uma surpresa e uma novidade para grande parte do público brasileiro, mas que conquistou todos em seu show cantando grandes clássicos dos Jackson 5. O terceiro show da noite foi um dos mais esperados e talvez o mais mal criticado pela imprensa. Ke$ha fez um show inusitado e cheio de extravagâncias, onde ela falhou em usar playback, mas depois ela começou a cantar bem. Além de também quebrar guitarra, descer pro público e fazer performances comparáveis às de Lady Gaga, houve um momento no show que realmente foi marcante. Veja abaixo:
Após Ke$ha, foi de Jamiroquai invadir o Palco Mundo com sua releitura eletrônica do jazz americano e animar a plateia do Rock In Rio, botando todo mundo pra dançar com seu repertório dançante. E logo após veio o show mais esperado da noite, o show de Stevie Wonder. O cantor fez uma apresentação que ficará pra sempre marcada na história do festival, cantou seus maiores sucessos e ainda cantou sucessos nacionais, formando um coro único, nunca visto até então no festival. Veja:
O show de Stevie Wonder fechou com chave de ouro a 4ª noite de festival e é inclusive considerado um dos melhores shows desse e de todos os Rock In Rio's. Veja os vídeos das apresentações do Palco Mundo:
5° Dia
Quem foi ao 5° dia do Rock In Rio para dançar, não se arrependeu nem um pouco, pois tivemos rap, samba, mpb, pop rock, axé e pop. No Palco Sunset se apresentaram Buraka Som Sistem + Mix Hell, Céu + João Donato, Cidade Negra + Martinho Da Vila + Emicida e Monobloco + Macaco + Pepeu Gomes, com destaques para os shows de Cidade Negra, Martinho Da Vila e Emicida e de Monobloco, Macaco e Pepeu Gomes. Veja trechos abaixo:
No Palco Mundo, as apresentações começaram com Marcelo D2, que levantou a galera com seu repertório conhecido e com sua mistura de estilos, como rap e samba. Depois vieram os brasileiros do Jota Quest, com seu pop rock envolvente e suas músicas famosas, fazendo com que todo mundo cantasse junto. A terceira atração da noite foi Ivete Sangalo, outra representante do axé no Rock In Rio. Mas, em vez de tentar ser o que não era como Cláudia Leitte tentou, ela cantou o puro axé e conquistou o público, além de fazer com que seu show fosse considerado um dos melhores do festival. Em seguida veio Lenny Kravitz, que de todos os shows da noite foi o mais parado e, pela escolha de um repertório muito calmo e pela falta da "pitada de rock" que todos esperavam, seu show foi considerado uma das maiores decepções do Rock In Rio. Mas ele ainda foi para o meio do público durante o show. Por último, tivemos o show da colombiana Shakira, que fez um show cheio da sensualidade, animação e entusiasmo. Ela levou o público à loucura tocando seus maiores sucessos, além de ter feito um dueto com a Ivete Sangalo, que tinha se apresentado anteriormente, durante seu show. Veja:
Por esses e por vários outros motivos, o show de Shakira também entrou pra lista dos melhores shows desta edição do festival. Veja os trechos das apresentações do Palco Mundo:
6° Dia
O sexto dia foi um dos mais aguardados, mais animados e também um dos melhores dias do festival, com apresentações que satisfizeram a todos e mais um pouco, sendo que uma das apresentações principais foi confirmada de última hora (Maroon 5) e fez um dos melhores shows da edição. No Palco Sunset tivemos shows de Cidadão Instigado + Júpiter Maçã, Tiê + Jorge Drexler, Zeca Baleiro + Lokua Kanza e Erasmo Carlos + Arnaldo Antunes, com destaques para os shows de Zeca Baleiro e Lokua Kanza e de Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes. Veja os trechos:
No Palco Mundo tivemos uma noite de apresentações impecáveis, começando pelo ex-Barão Vermelho Frejat, que cantou músicas conhecidas do público de seu repertório de carreira solo e também as que fizeram sucesso no Barão Vermelho na voz de Cazuza. Depois tivemos Skank, que na sua primeira vez no Rock In Rio estavam em estado de perplexidade e êxtase por tocar para uma plateia de 100.000 pessoas, e não decepcionaram cantando seus maiores sucessos e fazendo todo mundo cantar junto. Eles ficaram tão animados que filmaram a plateia, como mostra nesse vídeo:
A terceira apresentação foi dos mexicanos do Maná, que fizeram uma apresentação boa e com músicas conhecidas do público, mas que foi muito parada e cansativa. Mas isso acabou quando entrou no palco o Maroon 5, que fez um show incrível, que animou e emocionou a todos, com seus sucessos como "This Love" e "Sunday Morning", e também foi considerado um dos melhores shows dessa edição. Parecia que não tinha como ficar melhor, mas tinha, pois em seguida veio o Coldplay, e eles fizeram o melhor show do Rock In Rio IV. Não foi um espetáculo pirotécnico como o do Slipknot, nem fez um coro como fez o Stevie Wonder, mas que surpreendeu com a perfeição da execução de seu repertório, que saiu praticamente igual às gravações de estúdio. Utilizaram ótimos efeitos de iluminação como lasers e tiveram uma presença de palco incrível, fazendo por merecer cada minuto de seu show. Veja abaixo os trechos das apresentações do Palco Mundo:
7° Dia
Finalmente o último dia de Rock In Rio. E duas das mais esperadas atrações do festival iriam se apresentar. E, felizmente, não houve decepção. Na verdade, houve mais do que satisfação. No Palco Sunset, tivemos The Monomes + David Fonseca, Mutantes + Tom Zé, Marcelo Camelo + The Growlers, Titãs + Xutos e Pontapés e Banda Faluja, com destaques para Mutantes com Tom Zé e Titãs com Xutos e Pontapés. Veja os vídeos das apresentações abaixo:
No Palco Mundo, começamos com Detonautas, que vieram com um repertório de músicas famosas e que animou o público, que cantou junto todos os sucessos, encerrando com Metamorfose Ambulante de Raul Seixas. Logo depois veio Pitty, que a exemplo do Detonautas, cantou suas melhores e mais conhecidas músicas, além de cantar também Smells Like Teen Spirit do Nirvana. A terceira apresentação da noite foi da banda Evanescence, liderada pela bela e talentosa Amy Lee, que cantou e tocou um vasto repertório com as melhores músicas da banda. A penúltima atração da noite foi da banda mais pedida pelo público, o System Of A Down, que trouxe uma setlist de 28 músicas e vários sucessos, fazendo a animação da galera e um dos melhores shows da história da banda. Mas a atração mais esperada da noite era mesmo o Guns N' Roses, que, pra variar, começou o show após um atraso de 1h30min. Tanto que o Axl Rose ironizou e começou o show dando bom dia à plateia. E fez um show que surpreendeu a todos, que esperavam muito menos da performance do Guns N' Roses no palco, já que não se tem mais Slash. Mas o show foi muito bom e o Guns mostrou que ainda é uma grande banda e o Axl que ainda consegue cantar os grandes sucessos de antigamente, não com antes, mas ainda consegue. Veja os vídeos da última noite de festival:
Agora é esperar o SWU e o Lolapalooza próximo ano, ou baixar os shows e assistir novamente para relembrar o Rock In Rio IV!
JL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário