Cansamos de ouvir todos os dias: "Essa coisa de preconceito é passado, hoje em dia não existe mais isso, eu mesmo não tenho preconceito contra ninguém." Bom, falar isso é, na verdade, uma grande contradição com as nossas próprias personalidades, pois por mais que uma pessoa seja honesta, cidadã e bem educada, ela sempre terá algum preconceito. Mas isso não quer dizer que a sociedade é formada de antissemitas que querem acabar com todos que são diferentes. Na verdade muitas vezes são esses preconceitos que determinam o futuro de todos nós.
Temos vários tipos de preconceito, de todo o tipo, mas quando se toca nessa palavra, as primeiras palavras que nos vêm a cabeça são: sexualidade, raça e religião. Mas existe mais do que isso. Na verdade o preconceito, no significado literal da palavra, é nada mais do que uma opinião formada antes de conhecer alguém por alguma característica sua, seja física ou ideológica. Então é inegável que ninguém nunca na vida agiu "preconceituosamente".
Por exemplo, quem é que nunca quando estava andando pela rua e ao olhar para trás vê um rapaz vestido de bermuda, camiseta, chinelo e boné de aba reta, e começa a proteger seus pertences, como bolsa, celular carteira, com medo de ser roubado? Acho que quase todo mundo já fez isso, e na maior parte das vezes o cara passa por você e não faz nada (ou não, você dá azar e ele te rouba). Isso nada mais é do que um preconceito. Se você vê um cara gordo e um cara magro e te perguntam qual dos dois tem colesterol alto, você responderia o quê? O gordo, claro. Mas muitas vezes não é. Você pode não saber que aquele cara "gordo, que só sabe se empanturrar de comida e não liga pra saúde", pode ter um problema de hipotireoidismo e está fazendo dieta, comendo somente coisas saudáveis, para continuar com saúde, enquanto aquele "magricela, anoréxico, que parece que nem come" tem graves problemas de saúde e de sangue por conta da alimentação prejudicial. É, pode não parecer, mas é verdade, e graças ao nosso grande dom de julgar sem conhecer, acusamos fatos sob alegações infundadas, vindas de nossa mente reclusa.
Acontece a mesma coisa com as pessoas mais baixas ou mais altas, mais bonitas ou mais feias, mais inteligentes ou menos inteligentes, tatuadas, de religões diferentes, de opções sexuais diferentes, de raças diferentes, de países diferentes, de gostos diferentes. Às vezes até se chega ao ponto de associar beleza à inteligência, quanto mais feio mais inteligente. A que ponto poderemos chegar se continuarmos assim? Uma sociedade que julga sem conhecer, taxa sem entender, abomina sem compreender.
Todos adquirimos novos nomes convivendo com a sociedade. Viramos baleia, palito, gigante, tampinha, burro, cdf, nerd, viado, preto, amarelo, branquelo, oxigenada, piriguete, galinha, fresco, doido, sem-noção, nóia, malandro, trombadinha, etc. Isso porque somos diferentes do que a sociedade manda, e na verdade não existe essa perfeição estabelecida por sei lá quem. Aceitemos quem somos e os outros que se ferrem. A vida é nossa e fazemos dela o que bem entender. O que importa é você se sentir bem e não os outros te aceitarem, afinal é melhor você ser odiado pelos outros do que por você mesmo.
Pra finalizar, só gostaria de deixar uma frase: aceite e ame quem você é, porque se nós não fizermos isso, quem o fará por nós?
P.S.: Geek, nerd e CDF são coisas TOTALMENTE DIFERENTES!
JL
qual a diferença entre geek, cdf e nerd?
ResponderExcluirGeek - eh o mais fissurado em tecnologia e Star Wars. Muitas vezes sao ricos e por isso estao rodeados de mulheres.
ResponderExcluirNerd - um tipo de geek, mas tbm viciado em rpgs, animes, rock e alguns tem dificuldades em flr com mulheres.
CDFs - diferentes de nerds e geeks, eles sao fissurados nos estudos e só. Não precisam de outra caracteristica.
Espero ter esclarecido XD