Mais um fim de ano chegando, momento em que nos despedimos do ano que passou e criamos expectativas ao que estar por vir. Fazemos um balanço de tudo pelo que passamos e tudo o que conseguimos (ou perdemos) durante o ano, agradecemos aos novos e velhos amigos, desejamos sorte, paz, alegria, felicidade, etc, etc... para todo mundo. Mas sejamos sinceros: será que nós SEMPRE pensamos desse modo?
Vamos pensar um pouco. Dia 29 de dezembro, você está passeando pela rua e vê aquela pessoa que você não suporta. Ela passa por você, te cumprimenta, conversa um pouco e depois te deseja um feliz Ano Novo. E você faz o que? "Um ótimo 2012 pra você também!" Anh??? Ah, deixemos de ser falsos-moralistas e hipócritas (apesar de que todo mundo é assim, sem exceções, eu mesmo faço isso XD). Porque nós nos sentimos na obrigação de desejar um bom ano pra outra pessoa quando na verdade queremos que ela morra?
E também tem a questão das compras. "Ah, tá chegando 2012, minha casa tem que estar nova em folha, vou comprar novas roupas, novos móveis, novos pratos, para entrar o ano de casa nova e vida nova." --', poxa, você vai remobiliar uma casa todinha e gastar um dinheiro miserável, o qual você passou o ano todinho dando duro pra juntar, pra depois gastar numa coisa dessas, só porque o ano tá acabando? Você pode fazer isso a qualquer momento, no meio do ano, na Páscoa, no Carnaval, no dia da baiana do acarajé, tanto faz. Mas nós temos uma tradição idiota de somente fazer as coisas quando é fim de ano, para fazer com que o outro ano seja "diferente".
Além de casa nova, queremos também uma vida nova. Deseja-se um amor, um namorado, um amigo melhor, um trabalho, uma oportunidade, um milagre... De novo pensamos que TUDO vai mudar porque o ano vai acabar e outro vai começar. Temos que por uma coisa em nossas cabeças: "Se nossa vida foi uma merda, está sendo uma merda e você tem certeza de que continuará sendo uma merda, ela SEMPRE SERÁ UMA MERDA!!!" Não é por causa de uma virada de ano que vai acontecer uma mágica e puf! nossa vida vira do avesso e começamos a viver um conto de fadas. Não, isso só acontece se a gente provocar isso (e em filmes da Disney).
Tudo isso que eu falei foi uma crítica mais para quebrar o gelo, até porque todos nós fazemos isso. Mas tem umas que, sinceramente, são insuportáveis. Por exemplo, correntes em redes sociais. "Mande esse limão azedo para 12 pessoas que foram importantes para você nesse ano e que você não quer perder no próximo ano." Se a pessoa foi importante pra você e ela sabe disso, não tem porque ficar enviando correntes pra provar que você gosta de alguém (que nem fazem com as correntes sobre Deus). E se ela é importante pra você e você é importante pra ela, não tem porque ter medo de perdê-la, a menos que ocorra uma fatalidade, mas isso é caso a parte... Mas graças aos fins de anos, o número de correntes dispersadas na internet cresce estrondosamente.
Outra coisa que irrita muito e não tem sentido nenhum: simpatias. Pular ondas na praia, comer não sei quantas uvas, usar cueca de tal cor, etc. Isso tudo é uma grande besteira, não adianta de nada. Você só vai fazer uma coisa ridícula pra nada. Você vai gastar dinheiro, tempo e energia fazendo uma coisa que não fará diferença nenhuma na sua vida (a menos que você queira fazer uma lista de micos sem sentido XD).
E ainda tem a questão das cores de roupa e dos signos. No ano de 2012 o signo tal vai ser assim e o signo tal vai ser assado... Ah, foda-se. Se você olhar um signo diferente, vai acontecer a mesma coisa, porque tudo escrito em coisas de astrologia são coisas óbvias, que todo mundo tem em comum. E o pior são as cores: vermelho significa paixão, dourado significa riqueza, branco significa amor... Foda-se também. Eu vou passar minha virada de ano vestido de preto, que não tem significado nenhum (olha o preconceito aí, gente!!).
Mas o melhor de tudo isso são as piadinhas e especiais de fim de ano na televisão. Sempre tem aqueles que fazem piadinha do tipo "Te vejo agora só próximo ano" na noite do dia 31 de dezembro, ou "Estou no banheiro desde 2011!" quando entra no banheiro às 23:59 do dia 31 de dezembro... Mas os especiais de televisão são impecáveis. Show da Virada. sempre a mesma coisa, os artistas que fizeram sucesso no ano de 2011 e sua músicas mais batidas; Show de Roberto Carlos, que já se tornou intragável, são décadas que passa isso todo fim de ano; episódios especiais das minisséries e programas de humor, que sempre são sem-graça como o comum é. Poxa, vamos variar um pouco. Botar shows diferentes todo ano, com outros grande ícones da música brasileira, como Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil, Gal Costa, Lulu Santos, Fábio Jr., Ana Carolina... E fazer especiais diferentes, sem Xuxa e Didi, que já encheram o saco de todo mundo.
Apesar de todas as críticas anteriores, admito que fim de ano é uma época ótima. Afinal, é um dos poucos momentos do ano em que vemos harmonia entre as pessoas e uns ajudando os outros. E também é chance de reencontrar algumas pessoas com as quais não nos falamos há muito tempo. Fim de ano é sempre bom, porque o clima da paz está sempre presente.
UM ÓTIMO 2012 A TODOS (DE CORAÇÃO)!!!
JL
Nenhum comentário:
Postar um comentário