sábado, 23 de julho de 2011

E mais um entra pra lista

    É, neste sábado tivemos uma notícia que abalou a Inglaterra e o mundo da música. A cantora inglesa Amy Winehouse foi encontrada morta na sua casa no bairro Camden, em Londres. A sua morte já é uma notícia e tanto, mas o que mais chamou atenção foi uma característica bizarra: ela morreu aos 27 anos.
     Mas aí você pode pensar: o que tem demais nisso? Bom, para quem não sabe, a idade de 27 anos é conhecida como a "idade da morte" no âmbito musical, principalmente quando o estilo em questão é o rock. E geralmente os artistas que morrem com essa idade tem problemas com bebidas e drogas. Alguns artistas morreram em acidentes, outros foram encontrados mortos e outros morreram vítimas do uso excessivo de drogas lícitas ou ilícitas. Aqui vai uma lista cronóligica dos artistas que morreram aos 27 anos:


16/08/1938 - Robert Johson: 


Considerado o avô do rock, reza a lenda que ele fez um pacto com o diabo para se tornar um excelente cantor, compositor e violonista. Oficialmente, morreu vítima de envenenamento, mas muitos acham que na verdade o diabo veio cobrar a dívida.

03/07/1969 - Brian Jones:


Guitarrista criador dos Rolling Stones, se afundou nas drogas e acabou sendo expulso da banda por Mick Jagger. Um dia depois de ser demitido foi encontrado morto em sua piscina, afogado. Até hoje alguns acham que ele foi assassinado.

03/09/1970 - Alan "Blind Owl" Wilson:

Guitarrista do Cannet Heat, uma das principais bandas de blues rock americano dos anos 60, foi encontrado morto pelos colegas de banda. Causa da morte: mistura de duas garrafas de gin com comprimidos.
18/09/1970 - Jimi Hendrix:


Considerado o maior guitarrista de rock de todos os tempos, era conhecido por passar dos limites nos shows quebrando e queimando guitarras e fora deles também, drogando-se e bebendo inconsequentemente. Morreu a caminho do hospital, sufocado pelo seu próprio vômito, depois de ingerir uma mistura de comprimidos e bebidas alcoólicas.

04/10/1970 - Janis Joplin:


Rainha do blues rock, tinha uma voz arrasadora, que impressionava a qualquer um que a ouvia. Foi encontrada morta em sua casa, depois de músicos e amigos ficarem esperando-a para um show. Causa da morte: overdose de heroína e álcool.

03/07/1971 - Jim Morrison:

O vocalista do The Doors era considerado um grande símbolo sexual do rock nos anos 60, o que ele não gostava. Seus shows eram imprevisíveis: podiam ser horríveis ou maravilhosos, dependendo de seu humor. Morreu de ataque cardíaco devido a uma overdose acidental.

08/03/1973 - Ron "Pigpen" Mckernan:


Tecladista do Grateful Dead, era quem mais aparecia nos shows, pois sabia atrair a atenção do público. Morreu vítima de uma hemorragia gastrointestinal, causada pelo excesso de consumo de bebidas alcoólicas.

24/04/1975 - Pete Ham:


Cantor, compositor e guitarrista da banda inglesa Badfinger, que fazia um rock melódico e contagiante. Foi enganado pelo seu empresário, ficou em uma situação financeira lamentável e caiu em depressão. Por causa disso acabou se suicidando.

08/12/1975 - Gary Thain:


Considerado um dos melhores baixistas da história do heavy metal, fez sucesso como baixista do Uriah Heep. Em setembro de 1974 foi eletrocutado em cena. Sobreviveu, mas a partir daí sua vida só piorou. Foi demitido do Uriah Heep e entrou em depressão. Resultado: suicídio.

27/12/1978 - Chris Bell:


Cantor, compositor e guitarrista americano que fez parte da banda Big Star. A falta de sucesso comercial com a banda lhe fez cair em depressão. Morreu em um acidente de carro.

14/06/1989 - Pete de Freitas:


Considerado um dos melhores bateristas de rock dos anos 80, tocava com o Echo & The Bunnimen. Diferente dos outros, não tinha problemas com drogas ou emocionais. Morreu num acidente de moto.
05/04/1994 - Kurt Cobain:


O líder do Nirvana, que era cantor, compositor e guitarrista da banda, foi o maior ícone do rock nos anos 90. Tinha uma personalidade introspectiva e era viciado em álcool e drogas. Foi encontrado morto em seu apartamento. Ainda não se sabe se foi assassinato ou suicídio.

16/06/1994 - Kristen Pfaff:


Baixista da banda Hole, liderada por Courtney Love, mulher de Kurt Cobain. Há quem diga que ela teve um caso com Kurt Cobain. Foi encontrada morta, vítima de overdose. Mas seria só uma coincidência o fato de que ela e Kurt Cobain morreram no mesmo ano?

14/02/1995 - Richey Edwards:


Guitarra base e letrista dos Manic Street Preachers, uma das principais bandas inglesas dos anos 90. Intelectual e doido, chegou a usar uma camisa com a frase "kill yourself" (mate-se). Um dia antes da banda viajar para os EUA, ele sumiu. E nunca mais foi encontrado. Não foi confirmada a sua morte, mas está nessa lista porque tecnicamente sua "morte" musicalmente falando foi aos seus 27 anos.

23/07/2011 - Amy Winehouse:


A última figurinha da lista é Amy Winehouse, que morreu hoje de causas ainda desconhecidas. Era uma cantora de jazz, blues, entre outros estilos, de grande talento, com uma voz inconfundível e hipnotizante. Viciada em bebidas e drogas, envolveu-se em muitas polêmicas, chegando muitas vezes a apresentar-se visivelmente alterada em shows. Ganhou 5 Grammys.

Essa coisa dos 27 anos pode ser uma mera coincidência, somente fatos trágicos que curiosamente e coincidentemente acontecem com artistas, em geral, do rock. Mas como se sabe, há muitas coisas que o ser humano não consegue compreender. Quem sabe se essa é uma delas?

P.S.: O Ministério da Saúde adverte: Não seja um cantor drogado de sucesso aos 27 anos, pois isso pode ser fatal.

JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário